Página inicial > Setores BioGenetics

Setores BioGenetics

Conheça  um pouco mais dos processos que os exames passam no Laboratório BioGenetics. Segue abaixo uma descrição de cada setor que o exame percorre antes de ser entregue a você.

PRÉ-CADASTRO

CADASTRO

FINANCEIRO

COBRANÇA

TRIAGEM

EXTRAÇÃO

ELETROFORESE

ANALISE, INTERPRETAÇÃO E FINALIZAÇÃO DE LAUDOS

LIBERAÇÃO DE LAUDOS

ATENDIMENTO/ENTREGA DE LAUDOS

 

 

 

- PRÉ-CADASTRO 

Setor responsável pelo recebimento dos kits e geração de um código específico (número de entrevista) para cada exame. Caso haja alguma pendência ou irregularidade documental, o exame fica parado neste setor e não pode seguir para o setor de Cadastro. Por este motivo, não será gerado o número de controle laboratorial.

 

- CADASTRO

Setor responsável pela obtenção e registro das informações dos participantes dos exames.
O responsável pela entrevista verifica o tipo/modalidade e viabilidade do exame, utiliza a documentação dos envolvidos para identificação e cadastramento dos dados pessoais e realiza questionamentos específicos, de acordo com o exame solicitado.

As entrevistas são impressas e os dados registrados nas mesmas são conferidos pelos envolvidos no exame. Colhe-se as assinaturas e digitais dos participantes que, em seguida, submetem-se à colheita das amostras biológicas.

Nos exames enviados por laboratórios conveniados, realiza-se a inspeção do kit, afim de verificar se houve violação do mesmo e a conformidade dos dados, as assinaturas e as documentações enviadas.

 

- FINANCEIRO

Setor responsável pela verificação do pagamento referente ao exame cadastrado. Caso haja pendência financeira, o mesmo não será processado.

 

- COBRANÇA

Setor responsável por solicitar comprovação de pagamento referente ao exame solicitado.

 

- TRIAGEM

Setor responsável pela inspeção das amostras afim de verificar se as mesmas estão em conformidade com os padrões exigidos pelo sistema de gestão de qualidade do laboratório. Posteriormente, as amostras classificadas como adequadas são encaminhadas ao setor de extração.

 

- EXTRAÇÃO

Setor responsável por extrair o material genético (DNA ou RNA) das amostras biológicas colhidas (sangue, saliva, cabelo, unha, líquido amniótico, osso, tecidos diversos, etc.), utilizando os reagentes específicos para este fim, seguindo os protocolos internos de asseguração da qualidade para que a metodologia científica, reconhecida e aprovada mundialmente, seja aplicada com a máxima precisão e confiabilidade.

 

- REAÇÃO

Setor responsável por adicionar os reagentes necessários à multiplicação das regiões genéticas almejadas, utilizando sequências próprias e validadas no meio científico, bem como, controles internos que garantem a eficácia do processo e, consequentemente, do exame realizado. Estes reagentes são adicionados aos ácidos nucléicos (DNA e RNA) extraídos, que são colocados em termociclador (equipamento) para que ocorra a multiplicação/amplificação por meio da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).

 

- ELETROFORESE

Setor responsável por separar os produtos multiplicados/amplificados de distintas regiões genéticas por meio de diferenciação da carga elétrica, assegurando elevada eficiência e tempo reduzido na separação das regiões analisadas.

 

-ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E FINALIZAÇÃO DE LAUDOS

Setor responsável por analisar os dados gerados pelo setor de eletroforese. Durante as análises genéticas são verificados: os controles internos que apontam existência de contaminação, as sexagens dos indivíduos investigados para garantir a origem do material biológico, a comparação dos resultados com o controle positivo visando eliminar resultados falso-positivos, bem como, todos os outros padrões exigidos pelo sistema de gestão de qualidade do laboratório para cada diagnóstico.

 

- LIBERAÇÃO DE LAUDOS

Setor responsável pela verificação da conclusão da perícia, dos dados cadastrados no sistema BioGenetics e do correto e completo preenchimento da ficha de entrevista, de acordo com o tipo/modalidade do exame. 

 

- ATENDIMENTO/ENTREGA DE LAUDOS

Setor responsável pela entrega de laudos no BALCÃO [mediante apresentação de documento pessoal, original, com foto e assinatura ou procuração com firma reconhecida]  e/ou  via CORREIOS [entrega dos laudos em endereço(s) indicado(s) pelo(s) cliente(s)] e/ou via SITE [área restrita].