18/07/2011 - Por "ASCOM - Defensoria Pública de Minas Gerais"
"Em Uberlândia, por meio do “Mutirão do Direito a ter Pai”, promovido pela Defensoria Pública da comarca no mês de maio; em apenas um dia, foram realizados 50 exames gratuitos de DNA, lavradas 71 certidões de nascimento e agendados mais de 140 atendimentos para interposições de ações de paternidade, que foram distribuídas em bloco pela Defensoria da comarca.
O Mutirão, que foi realizado em parceria com Cartório de Registro Civil, com a Fadesom (Fundação de Aprendizagem e Desenvolvimento Social do Menor) e com o laboratório BioGenetics, alcançou tamanho resultado e repercussão, que já está sendo organizado seu desdobramento: o Mutirão parte II.
Além dos resultados já mencionados, o “Mutirão do Direito a ter Pai” garantiu também a gratuidade de exames de DNA para todas as crianças que ingressaram com ações de investigação de paternidade durante sua realização.
Desdobramento
Por meio de um convênio firmado entre a Defensoria Pública e os juízes de Família, durante os dias 25 a 29 de julho, foram realizadas as 140 audiências de conciliação das ações de investigação de paternidade, frutos do primeiro Mutirão.
1º Mutirão: participação de todos os Defensores
O “Mutirão do Direito a ter Pai” contou com a participação de todos os Defensores Públicos da comarca, independente da área de atuação e obteve ampla divulgação na mídia local.
Como reconhecimento aos trabalhos prestados à comunidade, a Defensoria Pública da comarca de Uberlândia recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal."